quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Porque Deus criou Adão e Eva, sabendo que pecariam?

A história de Adão e Eva remonta uma dúvida: "se Deus sabia que eles iriam pecar, porque os criou?"
Não quero entrar se creio em Adão e Eva, não me importa essa discussão no momento. Mas simplesmente a expansão: "se Deus sabia que o homem iria pecar, por quê o criou?"
A nossa sociedade, principalmente a pertencente a igreja, é legalista.
É só observar que a pregação das igrejas estão voltadas ao que eu devo ou não fazer. A mentalidade dos cristãos está focada na busca de nunca pecar, para chegar a santidade.
Nos preocupamos com o pecado e por isso a vinda de Jesus ao mundo significa, para o senso comum, a libertação do pecado. Pura e simplesmente a libertação do pecado, e nada mais que isso.
Esse pensamento porém é infantil e tolo, pois Deus realmente sabia que estava criando alguém suscetível a falhas. Ele não estava se preocupando com o pecado humano, mas com a proximidade de seu amor por alguém.
Não posso conceber uma visão onde Deus quer criar criaturas que busquem não pecar, pois se Deus fosse assim, seria um tirano cruel e maldito.
Deus não pode ser assim, Jesus é quem o diz em sua pessoa. É por isso que Jesus ao ser questionado sobre a mulher adúltera diz "quem não tem pecado, atire a primeira pedra", também é por esse motivo que Jesus ao encontrar-se a beira de um poço com uma mulher samaritana (pecadora pelo senso judaico por ter nascido mulher e ainda mais samaritana) lhe informa que "o Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade".
Ora, se Deus em Cristo preocupou-se muito mais com o amor as pessoas do que com seus pecados. Por que nós, igreja, nos preocupamos mais com o pecado do que com o amor as pessoas?
A resposta é portanto que Deus não estava preocupado se o homem pecaria. Deus estava preocupado em como poderia amar a estes que criou.
Que possamos fugir da busca pelo pecado do homem e partamos em busca de restaurar e amar os pecadores.

*conceitos sobre a "santidade" e a "existência de Adão e Eva" devem ser trabalhados em outro momento. Sobre outra perspectiva.

Um comentário:

  1. Exato... penso da mesma forma, tanto que acho a pergunta desnecessária, apesar de ja te-la feito.

    Temos a pequenes de pensar que o pecado foi o grande problema de Deus e o que estragou os planos dEle. É idiota pensar assim e até uma falta de fé. Deus sabia de tudo obviamente e, na minha opinião, a grandeza da criação está não só na criação mas no resgate da mesma e na possibilidade da existência de seres que integram a comunidade Divina.

    ResponderExcluir