segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ortodoxia - Uma velharia!!!

Tenho buscado fugir do ortodoxo. Buscar uma nova língua, romper com os tabus da velha mente cristã.
Nos últimos meses tenho me assustado com a busca incessante das pessoas para manter seus velhos ritos. Pastores que pregam a abertura para o novo, a contextualização nas atitudes, mas vivem ainda presos ao simples ato de usar uma toga pastoral e não aceita outro tipo de roupa.
Pastores que olham para bíblia com um olhar diferenciado, mas em suas atitudes ainda são presos a um velho pensamento segregacionalista.
O Cristianismo verdadeiro EXIGE a ruptura do velho, NECESSITA do novo.
Cristianismo sem contextualidade não é cristianismo, é tradicionalismo, é mofo.
Romper com todas as amarras de uma igreja histórica, trazer a memória a essência da fundação desta, falar a mesma lingua da juventude e assim mostrar que Deus quer falar com velhos e novo. Desafio dos grandiosos.

Um comentário:

  1. Poxa, eu estava pensando nisso e querendo escrever sobre. Naquele último domingo que nos vimos no ipiranga, enquanto o pastor perguntava para Maiana e o marido dela que me esqueci do nome, ele perguntou: "Voces creem na bíblia como única fonte de regra de fé?", aquelas perguntas todas da tradição protestante.

    Quando ouvi isso, logo pensei "O Renato não, mas até ai ele nao deixa de ser cristão."

    Então me veio a mente algumas aulas da faculdade que diziam que a base de fé da igreja católica é a bíblia, mas também a tradição e também o que o papa declara. O protestantismo diz ser apenas a bíblia. O pentecostalismo valoriza a experiência com o Espírito Santo, ainda que muitas vezes a bíblia não confirme.

    Neste contexto a minha pergunta foi: Será que o protestante tem realmente desprezado a tradição?.

    Me parece que a tradição tem uma força tão grande quanto para os católicos. Se você negar alguma prédica protestante de 500 anos atrás, você não se tornará membro, logo não será considerado nem mesmo cristão. É uma inquisição um pouco menos violenta, mas é uma inquisição. A diferença é que as bruxas não vão para a fogueira.

    Isto não é de hoje, mas espero um dia ver a igreja protestante protestando contra isto também.

    ResponderExcluir