sexta-feira, 1 de abril de 2011

Réplica é sobre amor

(comentário ao texto "é sobre amor" da Ellen http://www.saidomuro.com/2011/03/e-sobre-amor.html)

O amor tem duas questões muito interessantes. Primeiro ele é a prova de que Cristianismo NÃO É religião. Uma vez que religião é a tentativa do homem se "religar" a divindade.
É interessante que através do amor, Deus vem para se religar ao homem... DEUS vem ao homem.
Esse "religare" é estabelecido por causa do amor de DEUS (agapeh tou Teou).
O segundo aspecto tem algo a ver com isso.
Deus inverte toda a lógica do distanciamento entre divindade e homem, sacro e secular, adorado e adorador. Deus se torna homem, para resgatar o homem. Contextualizando isso, seria o homem virar uma barata, para resgatar as baratas da morte.
Esse lance tem uma profundidade absurda que mtas vezes a gente passa sem olhar.
A cruz é o ápice desse amor, mas todo esse processo de amor se inicia no Getsemani, quando Jesus HOMEM diz: SE FOR POSSÍVEL AFASTA DE MIM ESSE CÁLICE, mas seja feita a sua vontade".
Esse amor se inicia no MEDO da morte de Jesus... repito MEDO DA MORTE... O Jesus homem nitidamente NÃO quer fazer isso e tenta ver se há outra possibilidade. Divinizamos tanto Jesus, que esquecemos que ele é homem. Enqnto homem ele sente qualquer coisa de maneira humana. Mas enqnto Ele é Deus, seu caráter é Divino. (Observe que o Jesus homem é escrito com letras minúsculas).
Quando observamos a humanidade de Jesus, percebemos seu sofrimento e podemos vislumbrar por relance o tamanho de tão grande amor.
Observar esse amor é contemplar uma pérola preciosa de alto valor.
Conversar com esse amor é ter a oportunidade de achar o brilhantismo e saber que é integrante dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário