terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Releitura de Atos! (1)

O TEXTO de Atos 2: 42-47 que descreve o espírito comum que viviam os primeiros cristãos é talvez o central de toda a igreja.
Nenhum texto, na minha sincera opinião, descreve tão bem como deveria ser a igreja de CRISTO.
A união dos cristãos era algo invejável. É importante ver que a comunidade continuava seguindo o ensinamento de Cristo através dos apóstolos. Eles comungavam a ceia e distribuiam da forma que ninguém ficasse com fome.
O texto revela que neste meio haviam curas e milagres, eles não aconteciam por causa dos apóstolos e servos fiéis, não eram o desejo de Deus. Era somente uma consequência do que acontecia no cotidiano. Os apóstolos estava dia e noite buscando a Deus, e como consequência o ESPÍRITO DE DEUS se manifestava através da vida deles.
É importante também ver que não era vendidas as propriedades por uma obrigação, mas por uma não necessidade de existir a propriedade, uma vez que todos moravam no mesmo lugar, todos comeriam do mesmo pão.
O Socialismo surgiu antes mesmo dos socialistas nascerem.
Eles viviam juntos, e tinha o desejo de repartir igualmente, não sendo um maior que o outro.
A sociedade judaica via isso, e a cada dia mais pessoas queria viver aquilo também.
Ainda que essa igreja inicial vá enfrentar diversas dificuldades como o esfriamento, a racionalidade cega, a fé cega, as disputas de poder, posteriormente o inchamento por causa de ROMA, que torna o cristianismo religião oficial, essa é a igreja inicial que devemos buscar.
Uma igreja onde as pessoas são iguais, onde um não quer ser maior que o outro.
Onde o essencial e o trivial são CRISTO. E nada mais que isso.
Será que um dia chegaremos a isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário